Homem de 90 anos arrisca pena de prisão por dar comida aos sem-abrigo.




Benfeitor foi detido enquanto alimentava os sem-abrigo, porque a cidade americana de Fort Lauderdale proibiu partilha de refeições no espaço público.

Tudo aconteceu no domingo passado. Um homem de 90 anos, estava a servir pratos de comida aos sem-abrigo num parque em Fort Lauderdale, Florida, nos Estados Unidos da América, quando foi interrompido pela polícia."Um agente disse-me 'largue esse prato imediatamente', como se eu tivesse uma arma", garantiu à CNN.
O homem e os dois pastores que estavam com ele foram alvo de um processo por alimentarem os sem-abrigo em público e obrigados a pagar uma multa de 500 dólares (cerca de 400 euros). Podem ainda ser condenados a cumprir pena de prisão. Foi o primeiro caso em Fort Lauderdale após entrar em vigor a nova diretiva que proíbe partilha de refeições no espaço público, como forma de quebrar o "ciclo vicioso" da mendicidade. O presidente do município, garantiu à imprensa local que as autoridades não vão deixar de cumprir as ordens, apesar de toda a atenção que a comunicação social deu ao episódio da detenção dos voluntários.
Já o homem, que lidera desde 1991 a Love Thy Neighbor, uma associação sem fins lucrativos, acusa a cidade de querer livrar-se dos sem-abrigo a todo o custo e sublinha que as autoridades estão a perseguir os residentes mais vulneráveis. Em 1999, o homem já tinha colocado a cidade em tribunal por tê-lo proibido de alimentar os sem-abrigo na praia e venceu o processo.

PARTILHEM!



Partilhar

Relacionados

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »