D8 foi um dos concorrentes mais polémicos da 1.ª edição do Factor X, o programa de talentos musical emitido na SIC entre outubro de 2013 e fevereiro de 2014.
A maior polémica tem-se registado, porém, após o programa, com o concorrente a ser confrontado com variadas acusações de plágio, que se têm multiplicado e difundido gradualmente nas redes sociais.
Na primeira edição do programa todos os outros concorrentes, sem exceção, tinham que interpretar versões de temas de outros artistas, nos mais variados registos, contudo, D8 apresentava semanalmente uma letra sua sobre um instrumental de um tema hip-hop pré-existente como música de fundo.
Tudo terá começado com “És a mulher da minha vida”, a primeira letra que D8 apresentou em nome próprio no programa.
Têm sido muitos os que apontam as parecenças entre esta letra e os temas “Mulher da Minha Vida” (2008) do rapper Chullage e “Mais que Uma Mulher” (2006) de Boss AC.
Especialmente criticada tem sido a cópia das barras “Não esperaste por ninguém / Fizeste a tua própria sorte” da referida letra de Boss AC.
Igualmente criticadas têm sido as semelhanças a nível temático e lírico da letra “Aproveita a vida”, que D8 apresentou na gala 5 do Factor X, com “Estou Vivo” (2009) e “Boa Vibe” (2005), ambos também temas de Boss AC.
Já na letra “Povo Lusitano”, que D8 apresentou na gala 7 do programa, a polémica chegou inclusive ao rapper V1RUZ, que, ao tomar conhecimento do tema em junho de 2014, sem papas na língua acusou frontalmente D8 de ter plagiado o seu tema “Nobre Lusitânia” de 2013.
Finalmente, os fãs dos Dealema, ou do seu tema de 2013 “Bom Dia” (ft. Ace dos Mind da Gap), não deixaram de identificar a barra “Despertador, desperta a dor” na letra “Marca a Diferença”, que D8 interpretou na gala 8 do Factor X.
Depois do Factor X, D8 teve a oportunidade de gravar um álbum, “Prefácio”, com a Sony Music, dirigida pelo seu ex-mentor no Factor X Paulo Junqueiro.
Mas foi no seu regresso ao Factor X no dia 28 de dezembro de 2014, enquanto convidado da 9.ª gala da 2.ª edição do programa, que as acusações de plágio voltaram a fazer-se ouvir.
O tema S.O.L.O., que D8 apresentou no programa e integra o seu álbum, depressa foi criticado pelos fãs da banda coreana Super Junior M enquanto plágio da canção homónima de 2012 deste grupo de K-Pop.
O tema é apresentado no álbum como uma "remistura do tema S.O.L.O.”, e segundo fonte próxima do cantor, "o D8 pediu a autorização às entidades competentes para usar a música".
Muitos comentários a este respeito foram dirigidos a D8 e à editora, aparentemente sem qualquer resposta.
A polémica chegou mesmo ao conhecimento dos fãs internacionais dos Super Junior M, que não pouparam críticas a D8.
Compara as duas versões.
FONTE