Renault é punida no Reino Unido por vídeo considerado 'provocativo'

Cena faz alusão às dançarinas do Moulin Rouge e é considerada ofensiva. 
Órgão regulador do país obrigou a montadora a tirar o anúncio do YouTube.


Segundo a Renault, as mulheres que dançavam ao redor do veículo foram uma referência para o Moulin Rouge com a intenção de ser levadas tão a sério quanto as outras imagens icônicas do anúncio.


O anúncio do Renault Clio foi considerado "sexualmente provocativo" é "um retrato de mulheres como objetos sexuais" pela Advertising Standards Authority, responsável por regular a publicidade no país. 
A propaganda gerou tamanha polêmica que o órgão obrigou a montadora a tirá-la do YouTube.
No vídeo, um homem faz um teste-drive com o carro e o vendedor pede para ele apertar o botão 'Va Va Voom'. Quando pressionado, o cenário londrino se transforma em parisiense e vários personagens estereotipados passam pelo carro, entre eles, as dançarinas do Moulin Rouge. Contudo, durante a cena, as câmeras focam a região dos seios e das cinturas das mulheres, fato que acabou criando polêmica. As expressões das personagens também foram consideradas provocativas pelo órgão regulador.
“Considerou-se que coreografia, vestuário e expressões faciais das bailarinas eram sexualmente provocativos e que a impressão geral não era necessariamente a de uma paródia de um cabaré como o Moulin Rouge”, diz a ASA. “Nós consideramos que o anúncio retrata as bailarinas como objetos sexuais e que, portanto, era suscetível a causar ofensa grave ou generalizada”, argumenta.
Em resposta, a Renault UK disse que o vídeo só foi disponibilizado no YouTube e que foi destinado a um público adulto mais jovem do que o dos canais de TV tradicionais. Eles disseram que o anúncio era uma paródia bem-humorada sobre a cultura francesa e, por isso, apresentou várias cenas icônicas que foram associadas à Paris, incluindo a Torre Eiffel e um café na calçada. Ainda segundo a montadora, as mulheres que dançavam ao redor do veículo foram uma referência para o Moulin Rouge com a intenção de ser levadas tão a sério quanto as outras imagens icônicas do anúncio.

Partilhar

Relacionados

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »