Paris: Fim da operação antiterrorista em Saint-Denis




O porta-voz do governo francês afirmou que a operação policial antiterrorismo em Saint-Denis terminou. Duas pessoas que estavam num apartamento cercado morreram: uma mulher que se fez explodir e um homem que morreu vítima de "projéteis e de granadas".

A operação foi levada a cabo após informações recolhidas através de "escutas telefónicas e vigilância" que "levaram a pensar que Abdelhamid Abaaoud poderia estar dentro do apartamento cercado".

Sete pessoas foram detidas, três das quais estariam dentro do apartamento, outras duas estariam escondidas entre os destroços. Os restantes homens sob custódia policial será a pessoa que terá arrendado o apartamento e um seu conhecido. Estas informações foram avançadas há momento pelo procurador de Paris, François Molins, e pelo ministro do Interior, Bernard Cazeneuve.

Na operação, que terá tido início por volta das 04h20 (03h20 em Lisboa), tinha como alvo o alegado cérebro dos atentados de sexta-feira na capital francesa, o belga Abdelhamid Abaaoud. Além dos dois mortos e sete detidos, cinco polícias terão ficado feridos.

Cerca de 50 soldados franceses foram entretanto destacados para Saint-Denis, a zona onde decorre a operação policial, tendo sido posicionados na principal rua da cidade, perto do apartamento alvo de ataque das autoridades francesas.

Nos atentados de sexta-feira, em Paris, morreram 129 pessoas. Os jornais franceses avançam que todas elas já foram identificadas.

Vídeo amador divulgado pelo Le Monde dos tiros desta manhã



Escolas fechadas e transportes parados em Saint-Denis devido a operação policial

Os estabelecimentos de ensino no centro de Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, vão manter-se hoje encerrados devido à operação antiterrorismo.

Foi pedido "à população que evite totalmente a zona do centro" de Saint-Denis. Metro, autocarros e elétricos foram suspensos devido à intervenção policial, de acordo com a autoridade dos transportes RATP.

Partilhar

Relacionados

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »