Apresentador "veste-se" com as contas da energia como forma de protesto

Gaber Al-Qarmouty protestou contra os aumentos nas contas da eletricidade, água e gás.
Quis simbolizar a revolta do povo egípcio.
Um envelope gigante, cheio de contas da água, eletricidade e gás.
Foi a forma que o apresentador de televisão egípcio Gaber Al-Qarmouty encontrou para dar voz ao descontentamento que reina no Egipto por causa do aumento das contas de energia.


À BBC disse que "o problema não é apenas as contas de eletricidade, mas também água e gás.
Não quero incitar contra o Estado, mas tenho que dizer que há uma crise que está a atingir o pico".

O Egipto passa por uma crise financeira, e devido a ela o governo anunciou que vai reduzir, nos próximos cinco anos, os subsídios à eletricidade, o que fará, prevê o executivo, com que os preços dupliquem nesses cinco anos. Mas segundo os egípcios não é bem assim, o aumento tem sido muito mais rápido. Nas redes sociais há quem partilhe as contas do mês de fevereiro e do mês de março para comprovar que os preços da fatura duplicaram ou, em alguns casos, triplicaram.

Um jornal diário local, Al-Misry al-Youm, publicou vários exemplos onde mostra esse aumento. Outros egípcios optaram por lançar uma campanha à qual chamaram "apanha a conta", onde o objetivo é colocar as despesas no Facebook.

De acordo com uma tradução feita pela BBC há quem tenha partilhado um post em árabe onde mostra indignação ao comparar as contas de uma necessidade básica às de um bem supérfluo. "As contas do gás, eletricidade e água são mais caras que alugar um apartamento".

John Taalat, deputado, anunciou no Facebook, que vai levar a questão ao Parlamento para que o primeiro -ministro, Sherif Ismail, explique os aumentos.



Fonte: msn.com

Partilhar

Relacionados

Próximo
« Anterior
Anterior
Próximo »